segunda-feira, 24 de maio de 2010

Diretório Acadêmico da FEAR promove movimento por alimentação mais acessível

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia e Arquitetura continua desenvolvendo atividades em favor dos acadêmicos da unidade. A busca por uma alimentação mais acessível é uma das bandeiras de luta do DAFEAR e DCE, que desde janeiro deste ano está discutindo formas de oferecer alimentação mais acessível e de melhor qualidade aos acadêmicos.
Uma grande conquista foi a parceria entre o DCE e a Associação dos Professores da UPF, que oferece almoço mais barato, sendo grande a participação dos acadêmicos da FEAR.Outras ações do DAFEAR com o apoio do DCE se destacam. Após protocolar pedido de melhorias da alimentação à Fundação da UPF, que é a responsável pela concessão dos espaços de comercialização de lanches nas unidades e, obtendo resposta negativa, o DAFEAR organizou um Boicote à Alimentação nos dias 13 e 14 de maio.
Com o objetivo de pressionar os locatários para a redução dos preços e melhorias na qualidade dos lanches, o boicote teve a adesão maciça dos acadêmicos, que insatisfeitos com o alto valor cobrado pelos lanches na unidade, apoiaram o DAFEAR e trouxeram seu lanche de casa, sendo que o DAFEAR também forneceu alguns lanches e bebidas durante o boicote.
Apesar de serem pressionados por alguns professores, direção da unidade e locatários para encerrarem o boicote, o DAFEAR se manteve firme, pois contava com o apoio e colaboração de todos os acadêmicos e com o apoio do DCE.
Segundo o presidente do Diretório Acadêmico da FEAR, Rubens Astolfi, o boicote foi à última opção que o diretório teve como forma de alcançar as mudanças solicitadas. “No nosso diretório, sempre primamos pelo diálogo, bom senso e ação pelos meios convencionais na UPF, entretanto neste momento decidimos realizar um movimento de maior alcance e que chamasse a atenção para uma situação que achamos insustentável” destaca Astolfi.Para o acadêmico de Engenharia Ambiental, Jaerton Santini concorda com a manifestação. “Este boicote é a prova da força dos acadêmicos para exigir as mudanças que queremos ver na FEAR” afirmou o acadêmico. Lembrando ainda que o movimento foi organizado pacificamente.
Como resultados práticos da mobilização, após o boicote e em reunião com o locatário e direção da FEAR, decidiu-se que o preço dos lanches seria reduzido conforme a solicitação do DAFEAR, sendo que desde semana passada (24 de maio), estão valendo os novos preços.
A mobilização organizada pelo DAFEAR é um exemplo de que ações práticas em favor dos acadêmicos, de forma a transformar algumas realidades da UPF são necessárias e que, quando organizadas de forma responsável e pacífica, alcançam os objetivos esperados.


Portal do DCE - Diretório Central de Estudantes da UPF


Nenhum comentário:

Postar um comentário