quarta-feira, 16 de março de 2011

Audiência Pública sobre o transporte público de Passo Fundo


O DAFEAR participou da audiência pública convocada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Passo Fundo (UPF) que, através da Cebes, oportunizou um momento de debate entre a comunidade, o executivo e os vereadores expressando claramente a mobilização em torno da insatisfação com a possibilidade do aumento da tarifa dos coletivos urbanos de Passo Fundo, serviço este que é público e deve cumprir requisitos. Todos os anos o aumento da passagem é discutido na cidade, porém, em algumas oportunidades houveram aumentos acima da inflação e sem diálogo entre a população, as empresas e o executivo. 
Para o presidente da Cebes verador Juliano Roso “nos últimos 5 anos  a inflação foi de 27%, o aumento da tarifa de 40%, a comunidade se mostrou contra o aumento e sugeriu diversas possibilidades para melhorar o transporte público da cidade”. Na audiência foi deliberado que uma cópia da ata da audiência será entregue ao executivo municipal com alguns pontos a serem observados no que se refere ao transporte público: venda fracionada, local de venda, monopólio da venda, retomada da licitação, a passagem integrada e o meio passe para estudantes durante todo o ano.
A acadêmica do curso de Engenharia Ambiental Nicole B. Portela esteve na audiência e se mostrou otimista e engajada com a luta do não aumento das passagens do transporte público de Passo Fundo. Para Nicole o DCE e todos os diretórios acadêmicos atuantes estão tendo papel fundamental nessa atividade e convidou todos os alunos a participarem dos manifestos.
Para o presidente do DAFEAR Rubens M. Astolfi é a hora de toda a comunidade e principalmente os estudantes demonstrarem sua insatisfação e barrarem esse possível aumento, além de reivindicar por melhorias na qualidade do transporte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário