sexta-feira, 8 de abril de 2011

Protesto garante ônibus de graça para a UPF

Manifestação foi contra um possível aumento no valor das passagens do transporte coletivo urbano



O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UPF organizou na noite de ontem um manifesto contra o possível aumento das passagens dos coletivos urbanos. Os manifestantes contrataram oito ônibus particulares para fazer o transporte dos estudantes. Na manhã de ontem uma caminhada e uma reunião na prefeitura também marcaram os protestos.
Megafone, faixas e adesivos foram os materiais utilizados para passar a mensagem contra o possível aumento considerado abusivo pelos manifestantes. Os oito ônibus contratados pelo DCE/UPF iniciaram o itinerário às 18h. Até às 19h30 os estudantes que aderiram ao protesto tiveram transporte gratuito até a universidade. Os coletivos saíram dos bairros São Cristóvão, Valinhos, Cohab e Boqueirão. Em várias paradas os representantes do manifesto distribuíram adesivos e orientaram as pessoas a utilizarem o transporte gratuito.
Esta foi apenas uma parte da manifestação que iniciou ainda pela manhã. A mobilização teve início no Colégio Fagundes dos Reis e avançou pela Avenida Brasil até a Prefeitura. Os estudantes do ensino médio foram liderados pela União da Juventude Socialista (UJS) e de grêmios estudantis.


Reunião com o prefeito

Ainda pela manhã, um grupo de sete estudantes, representando as escolas estaduais Fagundes dos Reis e EENAV foi recebido pelo prefeito Airton Dipp. Liderados pelo estudante Filipe Mocinho, disseram que o movimento visa o apoio do poder público para barrar o aumento da passagem urbana. Justificaram ao chefe do Executivo porque entendem que os valores devem permanecer como estão. O aumento no valor da tarifa é uma solicitação das empresas que fazem o transporte coletivo na cidade.
O prefeito Airton Dipp, entendeu como salutar a manifestação dos estudantes, mas fez questão de clarear, que o aumento da tarifa quando acontece, além de somar índices acumulados, cobre custos como: combustível, manutenção da frota e salários dos funcionários. Ponderou também que numa análise entre cidades do mesmo porte, Passo Fundo tem a tarifa menor. Concluindo, disse que a melhor forma de baratear o custo da passagem é através do volume de passageiros transportados por quilômetro rodado.

Audiência pública

A avaliação do custo das tarifas acontecerá em audiência pública com o Conselho Municipal de Transporte no dia 14 às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores. Os dados apresentados pelo Conselho servirão para orientar o prefeito na decisão sobre o valor final da passagem.


O Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário